首页> 外文OA文献 >Lifestyle changes and risk factors for non-communicable chronic diseases and immune system of sedentary women
【2h】

Lifestyle changes and risk factors for non-communicable chronic diseases and immune system of sedentary women

机译:久坐女性的生活方式改变以及非传染性慢性疾病和免疫系统的危险因素

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

OBJETIVO: Observar os efeitos de dois meses de um programa de reeducação de hábitos sobre variáveis do sistema imunológico e de risco para doenças crônicas não transmissíveis e as associações destas entre si e com a composição corporal. MÉTODOS: Cinqüenta mulheres sedentárias, com idade de 36 anos (DP=10), e índice de massa corporal de 31kg/m² (DP=12) participaram do estudo. Foram avaliados a composição corporal (antropometria e bioimpedância), o hemograma, o perfil lipídico, as concentrações plasmáticas das vitaminas A, C, betacaroteno, do zinco, do ácido úrico e da glicemia. O treinamento consistia de circuito de peso ou caminhada por 1h, três vezes por semana no primeiro mês e 1h, quatro vezes por semana no segundo mês, mais reeducação alimentar. RESULTADOS: A gordura corporal, as concentrações plasmáticas do ácido úrico, do colesterol total e da lipoproteína de alta densidade foram significativamente reduzidas. Os triglicérides, a lipoproteína de baixa densidade e as variáveis do sistema imunológico não foram alterados. O zinco não foi associado a qualquer variável. Os glóbulos brancos, os linfócitos, as plaquetas e a vitamina C foram positivamente associados à gordura corporal e negativamente, quando divididos pela massa corporal (kg). O colesterol total e a lipoproteína de baixa densidade divididos pela concentração de vitamina A e do betacaroteno foram negativamente correlacionados à gordura corporal. A vitamina C teve a maior correlação com outros fatores bioquímicos de risco. CONCLUSÃO: Houve redução dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, mas não nos marcadores do sistema imunológico. O aumento da gordura corporal foi associado negativamente aos marcadores do sistema imunológico e das vitaminas.
机译:目的:观察为期两个月的习惯性再教育计划对免疫系统变量和慢性非传染性疾病风险以及它们之间以及与身体组成的关系的影响。方法:五十位久坐的女性,年龄36岁(SD = 10),体重指数为31 kg /m²(SD = 12),参加了研究。评估了人体成分(人体测量和生物阻抗),血细胞计数,脂质分布,维生素A,C,β-胡萝卜素,锌,尿酸和血糖的血浆浓度。训练包括举重训练或步行1小时(第一个月每周3次,第二个月每月1h,每周4次),以及饮食教育。结果:体脂,血浆尿酸浓度,总胆固醇和高密度脂蛋白显着降低。甘油三酸酯,低密度脂蛋白和免疫系统变量未改变。锌没有任何变量。除以体重(kg),白细胞,淋巴细胞,血小板和维生素C与体脂呈正相关,而与体脂呈负相关。总胆固醇和低密度脂蛋白除以维生素A和β-胡萝卜素的浓度与体内脂肪呈负相关。维生素C与其他生化危险因素之间的相关性最大。结论:慢性非传染性疾病的危险因素减少了,但免疫系统的标志却没有减少。体内脂肪的增加与免疫系统和维生素标记负相关。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
代理获取

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号